Segundo fontes especializadas, não há indícios de que Humberto Alfredo Bonafini, marido de Hebe de Bonafini, tenha se encontrado com o jornalista Bernardo Neustadt ou que ele tenha afirmado que seus filhos estão vivos.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A desinformação circula, pelo menos, desde 2009. Mas, segundo fontes especializadas, não há indícios de que Humberto Alfredo Bonafini tenha se encontrado com o jornalista Bernardo Neustadt ou que ele tenha afirmado que seus filhos estão vivos.
Segundo o texto desinformativo, a entrevista ocorreu em 2002. No entanto, o marido de Bonafini morreu 20 anos antes, segundo Ulises Gorini, biógrafo de Hebe de Bonafini.
Os filhos de Hebe de Bonafini, Jorge Omar e Raúl Alfredo, desaparecidos em 1977, fazem parte da lista oficial de vítimas da ação repressiva ilegal do Estado argentino.
Uma publicação no Facebook garante que o marido de Hebe de Bonafini, cofundadora do Madres de Plaza de Mayo, afirmou em entrevista ao jornalista Bernardo Neustadt que seus filhos Jorge Omar e Raúl Alfredo (desaparecidos em 1977) estão vivos e na Espanha . Segundo outras postagens nas redes sociais , a suposta entrevista foi em 2002. Mas isso é falso .
As supostas declarações de Humberto Alfredo Bonafini não foram publicadas em nenhuma fonte confiável . Também não foi encontrado nenhum arquivo audiovisual que comprove que a entrevista com Neustadt ocorreu. Clara Mariño, produtora do programa “Tiempo Nuevo” dirigido por Neustadt, e Jorge Fernández Díaz, jornalista que investigou a carreira de Neustadt, disseram a Chequeado que não tinham conhecimento da suposta entrevista.
Além disso, o jornalista e escritor Ulises Gorini, autor da biografia de Hebe de Bonafini Los Caminos de la vida , confirmou a este meio que Humberto Alfredo Bonafini morreu em 1982 . Ou seja, 20 anos antes da data em que a entrevista supostamente ocorreu. O especialista garantiu ainda que Humberto “nunca concedeu entrevista ao jornalista Bernardo Neustadt e nunca afirmou que seus filhos estavam vivos no exterior”…