Vídeo mostra ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chegando a uma comunidade. De acordo com a legenda, na ocasião, ele teria se reunido com membros do Comando Vermelho no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. É falso. Dino esteve no local para participar do lançamento de um relatório produzido pela organização Redes da Maré.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais uma publicação informando que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível ver Dino chegando a uma comunidade e cumprimentando pessoas após descer de um carro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Flávio Dino se reunindo com pessoal do Comando Vermelho, complexo da Maré
A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens mostram Dino chegando à cerimônia de lançamento da 7ª edição do Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. O estudo é publicado pela Redes da Maré, uma organização da sociedade civil, e busca apresentar dados sobre a violência armada e os seus efeitos na vida cotidiana de moradores das 16 comunidades que compõem o Complexo da Maré. Não há relação entre o lançamento do estudo e a facção Comando Vermelho.
O boletim foi lançado na última segunda-feira (13) no Galpão RITMA, localizado na rua Teixeira Ribeiro, número 521, Parque Maré, segundo informou o release da Redes da Maré. Por meio de imagens do Google Street View, é possível identificar que o local indicado é exatamente onde Dino aparece entrando nas imagens que circulam nas redes…