FALSO: É falso que novo extintor de incêndio se tornou obrigatório em carros em janeiro de 2023

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que passou a ser obrigatório desde o início do ano em todos os veículos um novo modelo de extintor de incêndio, como afirmam publicações que circulam nas redes. A reportagem exibida pelas peças de desinformação foi veiculada pelo Bom Dia Goiás, da Globo, em dezembro de 2014, e mencionava a exigência de um modelo de extintor que teve sua obrigatoriedade revogada para carros de passeio e veículos comerciais leves em setembro do ano seguinte.

O vídeo descontextualizado acumula mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook e já foi visualizado mais de 700 mil vezes no Kwai até a tarde desta sexta-feira (17).

Uma reportagem veiculada pelo Bom Dia Goiás em dezembro de 2014 sobre uma norma que determinava a obrigatoriedade de um novo modelo de extintor de incêndio tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma medida do atual governo. O extintor veicular mencionado no vídeo, do tipo ABC, teve sua exigência revogada para carros de passeio e veículos comerciais leves em setembro de 2015.

Com vigência prevista a partir de janeiro de 2015, a resolução 157 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que determinava a obrigatoriedade do extintor veicular ABC, teve sua validade adiada sucessivas vezes, até ser suspensa em setembro para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O item segue obrigatório para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros, e sua ausência implica em infração grave…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos