FALSO: Estádios de Leiria e Aveiro custam milhões?

Publicação viral alega que estádios de Leiria e Aveiro custam oito milhões de euros a manter. É falso.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. Estádios de Leiria e Aveiro tiveram custo de 180 milhões para construção e custam 8 milhões a manter?

Publicação viral alega que estádios de Leiria e Aveiro custam oito milhões de euros a manter. É falso.

“Os estádios de Aveiro e Leiria custaram 90 milhões cada para dois jogos do Euro. Desde aí, um consome três milhões de euros e o outro cinco milhões de euros, todos os anos, por encargos financeiros e manutenção. Não assisti a nada comparado a este frenesim. Porque será?”. A publicação viral vem em jeito de pergunta e data do passado dia 27 de janeiro deste ano. Trata-se, no entanto, de uma publicação com informações falsas.

É verdade que há muito se discute a utilidade futura de cada um dos dez estádios utilizados — sendo que seis foram construídos propositadamente para este evento europeu — durante o Euro 2004 que ditou a derrota de Portugal, na final, diante da Grécia por 0-1. Alguns deles estão pagos, outros, segundo várias notícias, continuam por pagar, obrigando várias câmaras municipais do país a endividar-se. No entanto, olhando só para a publicação, não se vislumbra nenhuma prova factual das acusações que são feitas, além do texto. Olhemos então para o estádio de Aveiro e de Leiria.

Antes de mais, importa verificar se aqueles foram os valores pagos para a construção de cada uma das infraestruturas desportivas em causa. Segundo o relatório do Tribunal de Contas (TdC), que olhou para os gastos e investimentos de cada um dos estádios referidos, o de Aveiro terá custado — segundo o que consta na página 138, onde se pode ver os custos dos projetos públicos, ou seja, o custo do empreendimento global (estádio, estacionamentos, acessibilidades e outros investimentos ou infra-estruturas) — 68.100.783 milhões de euros. Olhando apenas para a construção do estádio, a conta fica um pouco mais abaixo: 51.054.129 milhões de euros…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹