Nenhuma evidência de foto viral mostra comércio de ovos destruído por apoiadores do líder da oposição queniana

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Logo após o líder da oposição queniana Raila Odinga sugerir que convocaria o boicote a determinados produtos e serviços, para protestar contra o governo do presidente William Ruto, uma foto de ovos quebrados começou a circular nas redes sociais. Mas não há evidências de que seja vandalismo de torcedores de Odinga.

A foto foi postada com a alegação de que mostra uma empresa administrada por um morador do condado de Kisumu, no oeste do Quênia, destruída por apoiadores do líder da oposição queniana Raila Odinga .

Uma legenda diz: “Esta é uma mulher Luo lutando para vender ovos e colocar comida na mesa para seus filhos. Mas esse cara que demonstra em kisumu DESTRÓI todos os ovos dela em Kisumu porque Raila ORDENOU que Luos não comesse ovos! O usuário então pede aos quenianos que “evitem” os políticos.

Outras versões da reclamação dizem que o incidente aconteceu especificamente em Kondele, uma ala administrativa do condado .

Odinga é o líder da coalizão Azimio la Umoja . Ele perdeu a eleição de 9 de agosto de 2022 para o atual presidente William Ruto . Ele rejeitou os resultados e disse que o governo de Ruto é ilegítimo …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦