Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Um gráfico afirmando que o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, “assinou o projeto de lei anti-gay” está circulando no Facebook.
O gráfico é datado de 26 de fevereiro de 2023 e tem uma foto de Museveni e o logotipo do Meru Daily News , projetado em estilo semelhante às “atualizações de notícias” publicadas nos canais de mídia social do site de notícias. Meru é uma cidade queniana no condado de mesmo nome.
Diz : “O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, assinou o projeto de lei anti-gay . Qualquer um pego praticando homossexualidade em Uganda enfrentará prisão perpétua. De acordo com as Nações Unidas, Uganda está entre os 77 países que criminalizam práticas gays e lésbicas”.
A Lei Anti-Homossexualidade de 2014 foi aprovada pelo parlamento de Uganda em dezembro de 2013, mas um tribunal a invalidou posteriormente , alegando que o quórum necessário de legisladores não estava presente para votá-la como lei.
Em 2021, o parlamento aprovou o divisivo Projeto de Lei de Ofensas Sexuais , que torna ilegais as relações entre pessoas do mesmo sexo…