OPS vs NPS: Por que os funcionários do governo estão exigindo o antigo regime de pensões?

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Pedindo o restabelecimento do Antigo Regime de Pensões (OPS), milhares de funcionários do governo de Maharashtra entraram em greve por tempo indeterminado a partir de 14 de março. Funcionários, incluindo hospitais do governo, escolas, faculdades, municípios, escritórios de Zilla Parishad, MHADA e Tehsildar em todos os 36 distritos participaram desta greve. 

Quase 35 sindicatos que representam funcionários do governo estadual decidiram prosseguir com a greve, mesmo depois que o ministro-chefe Eknath Shinde anunciou a criação de um comitê para analisar a demanda.

O Regime Nacional de Pensões (NPS), que foi implementado no lugar do Antigo Regime de Pensões, tem sido objeto de muita controvérsia desde a sua criação. Insatisfeitos com os termos do novo regime, funcionários do governo de todo o país iniciaram uma greve, buscando a restauração de seu plano de pensão anterior.

No ano passado, funcionários unidos de diferentes departamentos do governo fizeram uma greve de dois dias . Enquanto os funcionários do governo do estado de Haryana protestaram no mês passado, os funcionários do estado em Madhya Pradesh anunciaram uma manifestação em 14 de abril. 

Vamos entender as questões que envolvem os novos e antigos regimes de pensões e as reivindicações dos funcionários públicos em greve.

O que é o Antigo Regime de Previdência?

De acordo com o Old Pension Scheme (OPS), os funcionários do governo estadual e central recebem uma pensão mensal , como garantia de renda vitalícia desde o momento da aposentadoria até a morte. Após o falecimento do empregado aposentado, seus familiares dependentes também têm direito a receber parte de sua pensão…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳