FALSO: É falso que mochila apoiada em bancada deu quórum em sessão da Câmara dos Deputados

Um vídeo nas redes sociais indica que um deputado nacional contribuiu para o quórum por ter apoiado a mochila num banco, o que é falso.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Está circulando no Instagram e no Twitter um vídeo no qual se denuncia que o deputado Alejandro “Topo” Rodríguez (Identidade Bonaerense) apoiou uma mochila em um banco ao lado do seu para conseguir as 129 presenças necessárias para iniciar uma sessão.

No entanto, antes de sua chegada e de Graciela Camaño, sua companheira de bloco, estavam presentes 127 deputados, com os quais ambos contribuíram para o quórum e nenhuma mochila foi necessária para isso. Além disso, a mochila não registrou nenhuma presença adicional.

O sensor de bancada registra assistência a partir de 50 quilos. Se a mochila de Rodríguez tivesse esse peso ou mais, seria difícil para ele levantá-la com a leveza do vídeo desinformante.

Circula nas redes sociais um vídeo da Câmara dos Deputados da Nação que corresponde à sessão parlamentar do passado dia 28 de fevereiro. Nela, o parlamentar Alejandro “Topo” Rodríguez, do bloco Identidade Buenos Aires (interbloco federal), é acusado de ajudar a conseguir o quórum necessário ao colocar uma mochila na bancada ao lado da sua, como se outra pessoa estivesse sentada ali . No entanto, isso é falso.

O vídeo foi originalmente publicado no passado dia 1 de março no TikTok, onde teve quase 65.000 visualizações e foi partilhado mais de 500 vezes . Foi replicado 3 dias depois no Instagram, onde teve mais de 8.500 “gostos” num post da conta “Indignadoxd”, enquanto no Twitter ultrapassou as 10.000 visualizações, segundo os dados fornecidos por cada uma das redes sociais. Checked consultou o “Indignadoxd” sobre a fonte de sua declaração, mas até agora não obteve resposta.

Como se pode constatar na transmissão da antevisão da sessão desse mesmo dia , através do canal oficial de YouTube da Diputados TV, com 127 legisladores presentes dos 129 necessários para dar quórum, os motoristas indicam: “Lá entra o 2 , Alejandro ‘Topo’ Rodríguez e Graciela Caamaño (…) Já estamos em 129, o suficiente”. Além disso, a própria presidente da Câmara, Cecilia Moreau, inicia formalmente a sessão “com a presença de 129 deputados” localizados em suas bancadas , já com Rodríguez e Camaño sentados, e a mochila localizada na bancada vazia…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷