Boato circula desde 2017 em vários países da América Latina; Ministério da Agricultura diz que nunca foram observadas contaminações em arroz que trouxessem riscos ao consumidor
Apurado pelo site Estadão Verifica
Não, um carregamento de arroz contaminado com um vírus raro do Paquistão não entrou no mercado brasileiro com ajuda do governo Lula. Este é um boato antigo que circula na internet pelo menos desde 2017, principalmente em países da América Latina, e que já foi desmentido em diversas localidades: só no Panamá, a alegação foi apontada como falsa pelo governo três vezes entre 2017 e 2019. No Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária disse que a informação não procede e que nunca foram identificadas contaminações em arroz que pudessem trazer riscos ao consumidor.
Na verdade, o arroz Dana, cuja foto de um pacote de 1 kg aparece no conteúdo viral, teve a comercialização autorizada pelo governo do estado de Zulia, na Venezuela, em março de 2017. Na época, o governador Francisco Javier Arias Cárdenas publicou um decreto no Diário Oficial do estado que liberava a entrada de produtos essenciais em Zulia, com dispensa dos trâmites legais, para fazer frente a uma crise de abastecimento. Isso não significa que o arroz estava contaminado. Na época, cidadãos reclamaram da baixa qualidade do produto, que tinha grãos quase transparentes.
Leitores do Estadão Verifica pediram a checagem deste conteúdo através do WhatsApp, no número (11) 97683-7490…