Vídeo original não tem o conteúdo alegado na versão falsa. Manipulação inseriu áudio e legendas falsas, além de sincronizar os movimentos da boca da jornalista e de Gates com o áudio falsificado.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma entrevista em que o empresário Bill Gates é duramente questionado sobre suas iniciativa relacionadas às vacinas, se irrita e interrompe a conversa. É #FAKE.
Selo fake
No vídeo falso, acompanhado de diálogo e legendas igualmente falsos, a apresentadora Sarah Ferguson supostamente questiona Gates sobre a criação do Windows. Em seguida, pergunta como ele pode ser um porta-voz confiável da vacina contra a Covid sendo que nem sequer soube programar seu produto inicial. Gates então responde que leu muitos livros a respeito e encontrou especialistas do assunto no mundo inteiro. Em seguida, a jornalista faz alegações falsas, sempre repetidas pelos grupos antivacina, ao dizer que que Gates ganha bilhões com as vacinas e elas causam muitos danos, efeitos colaterais e mortes. Gates responde em seguida que essa é uma maneira imatura de olhar a situação.
Todo esse conteúdo foi criado artificialmente para endossar teorias da conspiração. O vídeo falso foi obtido por meio da manipulação do vídeo de uma entrevista real de Gates à ABC News Austrália. No vídeo real, entretanto, não existem as perguntas e respostas mencionadas no vídeo falso. O vídeo foi alterado para inserir sobre ele o áudio e as legendas falsas, além de sincronizar os movimentos da boca da jornalista e de Gattes com as falas falsas.
..