Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista à CNN Brasil que pretende criar a “mais poderosa indústria de mentiras” para evitar a volta de Jair Bolsonaro (PL) ao poder. Peças de desinformação que circulam nas redes difundem uma versão editada da entrevista concedida pelo petista à emissora no dia 16 de fevereiro. Na versão original da gravação, Lula diz exatamente o oposto: que pretende preparar a população para acreditar na verdade e trabalhar o dobro do que o antecessor.
Versões do vídeo editado acumulam 1,8 milhão de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações têm difundido nas redes uma versão editada de uma entrevista concedida por Lula à CNN Brasil, em 16 de fevereiro, para alegar que o presidente teria prometido criar a “mais poderosa indústria de mentiras” para evitar a volta de Jair Bolsonaro à Presidência. Na gravação original, o petista atribui a criação dessa rede de desinformação a seu antecessor e afirma que evitará seu retorno ao poder trabalhando e preparando a população para acreditar na verdade.
Confira abaixo o trecho original:..