FALSO: Vídeo de Bill Gates irritado com perguntas sobre vacinas é ‘deep fake’

Circula nas redes sociais um vídeo de uma suposta entrevista com o bilionário Bill Gates. Na gravação, uma jornalista acusa-o de promover vacinas que causaram “inúmeras lesões, efeitos colaterais e mortes”. O vídeo é um “deep fake”, ou seja, foi construído a partir de inteligência artificial com base em uma entrevista a um canal de TV da Austrália.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo de uma suposta entrevista com o empresário Bill Gates. Na gravação, uma jornalista faz perguntas incômodas a Gates, acusando-o de se tornar bilionário roubando ideias alheias e de promover vacinas que causaram “inúmeras lesões, efeitos colaterais e mortes”. Ao final, o bilionário e filantropo americano, irritado, exige que a entrevista seja encerrada. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

-Sr. Gates, com todo o respeito, como você sente agora que ficou evidente que o medicamento que você promoveu, após investir pesadamente e lucrar bilhões, causou incontáveis danos, efeitos colaterais e mortes?-Não é assim que o mundo funciona!

O vídeo analisado pela Lupa é falso, e foi gerado com tecnologias de inteligência artificial. O conteúdo foi baseado em uma entrevista de Gates ao programa 7.30, da rede australiana de televisão ABC News, em 30 de janeiro deste ano. O trecho que circula nas redes sociais não fez parte da entrevista. É possível assistir a conversa na íntegra no canal de YouTube da emissora:

..

Veja a apuração completa no site Lupa