O comício Unite the Right de 2017 em Charlottesville, Virgínia, foi ‘uma operação de inteligência americana contra Trump’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Em 11 de agosto de 2017, centenas de apoiadores da alt-right e neonazistas se reuniram em Charlottesville, Virgina, para protestar contra a decisão da cidade de remover monumentos confederados. Armados com armas e tochas acesas que brilhavam na noite, eles marcharam no campus da Universidade da Virgínia, gritando cânticos anti-semitas. No dia seguinte, a manifestação deu uma guinada mortal quando um veículo atropelou uma multidão de contra-manifestantes, matando um. 

Mas o criador da história em quadrinhos de “Dilbert”, Scott Adams, recentemente sugeriu que a manifestação era uma operação de bandeira falsa contra o ex-presidente Donald Trump. Centenas de jornais retiraram recentemente a tira de Adams de suas páginas após comentários racistas que ele fez em seu podcast de vídeo.

“Quais são as chances daquelas tochas tiki carregando neonazistas de Charlottesville se reunirem apenas uma vez?” Scott escreveu em um tweet de 8 de março . “Parece que foi uma operação de inteligência americana contra Trump. Essa é minha suposição de trabalho.”

O PolitiFact procurou Adams para comentar, mas ele não respondeu…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸