FALSO: É enganoso dizer que o neto 132 devolvido ‘já havia sido encontrado em 2007’

Juan José Morales, o neto restaurado 132, confirmou em 2008 que sua mãe é Mercedes del Valle Morales, que desapareceu em 1976 em Monteros (Tucumán). Mas foi só em dezembro de 2022 que o Banco Nacional de Dados Genéticos (BNDG) concluiu que Juan José não é filho do homem que o criou como seu. 

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Uma publicação no site da Nexofin afirma que Juan José Morales, apresentado em dezembro de 2022 pelas avós da Plaza de Mayo como o neto restaurado 132, havia concluído a verificação de sua identidade há 15 anos.

No entanto, isso é enganoso. Em 2008, Juan José confirmou que sua mãe é Mercedes del Valle Morales, que desapareceu em 1976 em Monteros (Tucumán).

Mas foi só em dezembro de 2022 que o Banco Nacional de Dados Genéticos (BNDG) concluiu que Juan José não é filho do homem que o criou como seu. Sem essa informação, não se pode afirmar que foi vítima de apropriação no âmbito do terrorismo de Estado e, portanto, neto restaurado.

Uma publicação no site da Nexofin -que foi compartilhada pelos usuários nas redes sociais- afirma que ” o neto 132 recuperado já havia sido encontrado em 2007 “. O artigo se refere a Juan José Morales, que foi apresentado em 28 de dezembro como o 132º neto restaurado pelas Avós da Plaza de Mayo . 

Conforme explicado pela organização , em 2008 foi confirmado que Juan José é filho de Mercedes del Valle Morales, que desapareceu em 1976. No entanto, somente em dezembro de 2022 foi descoberto que o homem que criou Juan José -proprietário de a fazenda em que sua mãe trabalhava – não é seu pai biológico . Checado acessou o relatório do Banco Nacional de Dados Genéticos (BNDG) que confirma o exposto e que por conter dados pessoais não pode ser divulgado.

Sem esta informação, não se pode afirmar que Juan José foi vítima de apropriação no âmbito do terrorismo de Estado. Por isso, conforme indicou a Chequeado da Comissão Nacional pelo Direito à Identidade (Conadi), a identidade restaurada de Juan José não foi anunciada até dezembro. Portanto, é enganoso afirmar que o neto devolvido 132 já havia sido encontrado há 15 anos…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷