O Brasil não importa arroz do Paquistão. Desta forma, a informação não procede, diz em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária. Mensagem falsa circula em vários países e idiomas desde 2017.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais uma mensagem que afirma que um carregamento de arroz importado do Paquistão chegou ao país com vírus. É #FAKE.
— Foto: g1
A mensagem diz: “Um funcionário da alfândega informou que chegou um carregamento de arroz e que não passou pelos padrões de saúde porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz é de lá e um árabe “conseguiu” a liberação da mercadoria que já se encontra no mercado brasileiro. O arroz se chama “Dana” e a embalagem é azul e informa ser produzido no Paquistão. Produto altamente contaminado e já se encontra distribuído em supermercados. Compartilhe essa informação junto a seus familiares e amigos.”
Não é verdade que um carregamento de arroz do Paquistão chegou ao país com vírus, porque o Brasil não importa arroz do Paquistão. “O Brasil não importa arroz do Paquistão. Desta forma, a informação não procede”, diz em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária.
A mensagem falsa não é nova. Versões similares circulam em redes sociais e podem ser encontradas publicadas no Facebook pelo menos desde 2017. O texto fraudulento também circula em outros idiomas e países já foi alvo dezenas de checagens que o desmentiram. Veja aqui, aqui, aqui e aqui…