Funcionário da Sucen foi levado a unidade de saúde antes do início da aplicação do reforço bivalente na cidade, já recebeu alta e se recupera em casa; última dose de vacina recebida por ele foi em novembro de 2021
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que um funcionário da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) no município de Nhandeara (SP) tenha sido internado em estado grave na UTI do Hospital de Base de São José do Rio Preto após tomar o reforço bivalente da vacina contra a covid-19. O servidor, chamado Vitório, sofreu um enfarte no sábado, 4, antes mesmo de o município iniciar a aplicação do reforço, na última segunda-feira, 6. Ele não chegou a tomar vacina recentemente contra a covid. A última dose foi aplicada em novembro de 2021, segundo dados oficiais da plataforma VaciVida, do Governo do Estado de São Paulo.
A informação falsa, que circula em um áudio que viralizou no WhatsApp, chegou a comprometer negativamente a vacinação em Nhandeara, segundo o Departamento Municipal de Saúde, que emitiu uma nota negando qualquer relação entre o quadro de saúde do funcionário e a imunização. “O servidor em questão apresentou um quadro de mal-estar evoluindo para o diagnóstico de infarto, contudo não relacionado a qualquer vacinação, tampouco à vacina de covid-19, uma vez que o mesmo não foi vacinado recentemente contra a doença”, diz a nota.
Leitores do Estadão Verifica pediram a checagem deste conteúdo por meio do WhatsApp, no número (11) 97683-7490. No áudio que circula pela rede, um homem afirma que Vitório passou mal logo depois de tomar a vacina “que o Lula fez a propaganda”, se referindo ao reforço bivalente da Pfizer contra a covid-19. A voz do áudio acrescenta que depois de passar o dia todo com um mal-estar, o servidor foi para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde ficou na UTI, o que também não é verdade…