FALSO: Axel Kicillof, sobre Cristina Fernández de Kirchner: ‘O maior líder político do país está banido’

A vice-presidente pode se apresentar como candidata ao cargo que desejar: a sentença que determinou sua inabilitação para o exercício de cargo público não é definitiva.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Governador da Província de Buenos Aires fez esta declaração durante seu discurso de abertura das sessões ordinárias do Legislativo de Buenos Aires.

A vice-presidente pode concorrer à eleição como candidata ao cargo que desejar, uma vez que a decisão que determinou sua inabilitação para o exercício de cargo público não é definitiva. 

A sentença pode ser apelada perante a Câmara Federal de Cassação Criminal e o Supremo Tribunal de Justiça da Nação, que não têm prazos rígidos para resolver, de acordo com as normas vigentes.

O Governador da Província de Buenos Aires, Axel Kicillof, referiu-se à situação judicial da vice-presidente da Nação , Cristina Fernández de Kirchner, e, a esse respeito, indicou: “O maior líder político do país está banido”. A frase, que faz parte de seu último discurso perante a Assembléia Legislativa de Buenos Aires para a abertura das sessões ordinárias, é falsa .

Conforme indicado nesta verificação a uma frase semelhante do Chefe de Gabinete da Nação, Agustín Rossi, a sentença contra o Vice-Presidente da Nação, emitida pelo Tribunal Oral Criminal Federal nº 2 de Buenos Aires no caso “Road ” , não é firme. Por isso, a inabilitação perpétua para o exercício de cargos públicos contra Fernández de Kirchner ainda não se concretizou e, portanto, o presidente do Senado e ex-presidente da Nação (2007-2015) pode apresentar-se nas eleições deste ano como candidato a cobrar que você quer. E ainda, se eleita, ela pode assumir o cargo e exercê-lo, enquanto essa sentença não transitar em julgado…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷