O que o presidente disse na coletiva de imprensa foi que se a Ucrânia perdesse a guerra, a Rússia poderia atacar um país da OTAN e, nesse caso, os Estados Unidos teriam que enviar suas tropas.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Está circulando no Facebook uma postagem que garante que o presidente da Ucrânia “pediu aos Estados Unidos que enviem seus filhos e filhas para olhar o front russo”. A postagem é acompanhada por um vídeo no qual Zelenski supostamente fez esse pedido.
No entanto, o vídeo é cortado e a declaração completa não é ouvida. O que Zelensky disse foi que se a Ucrânia perdesse a guerra, a Rússia poderia atacar um país da OTAN e, nesse caso, os Estados Unidos teriam que enviar suas tropas.
O Tratado de Washington da OTAN estabelece que, quando um ou vários países da aliança são atacados, deve ser entendido como um ataque a todas as nações e estas devem auxiliar os países atacados.
Uma postagem no Facebook garante que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, “ pediu aos Estados Unidos que enviem seus filhos e filhas para morrer na frente russa ” . A postagem inclui um vídeo no qual Zelensky supostamente fez esse pedido, mas foi cortado e sua declaração completa não foi ouvida.
O que o presidente ucraniano realmente disse na entrevista coletiva foi que, se a Ucrânia perder a guerra, a Rússia poderia atacar os países da OTAN e os Estados Unidos teriam que enviar “seus filhos e filhas para a guerra exatamente da mesma maneira”. A Ucrânia enviou o seu próprio. Mas é falso que Zelensky pediu o envio de tropas americanas .
No vídeo que é compartilhado no Facebook e no Twitter , ouve-se a tradução para o inglês de algumas declarações de Zelenski:..