FALSO: É antigo vídeo em que Flávio Dino diz que médicos podem receitar cloroquina contra Covid-19

Circula nas redes um vídeo em que Flávio Dino afirma que médicos podem recomendar cloroquina para pacientes com Covid-19. Trata-se de um vídeo antigo, de 2020, ainda nos primeiros meses da pandemia no país. À época, o então governador do Maranhão defendeu a autonomia dos médicos na prescrição de tratamentos.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo em que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirma que ofereceu aos médicos a possibilidade de receitar substâncias como a cloroquina, a azitromicina e a ivermectina no tratamento da Covid-19. De acordo com a mensagem que acompanha o vídeo, a mudança de posicionamento de Dino seria recente. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Ueee, agora já pode usar remédios preventivos contra a COVID? É muita canalhice dessa raça ruim desgraçada!!! Depois de deixarem morrer milhões pelo não uso – era Bolsonaro-, agora tá liberado!!!

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma declaração antiga, de maio de 2020, ainda nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 no país. Dino, que na época era governador do Maranhão, afirmou que médicos poderiam recomendar medicamentos como cloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento da doença porque respeitava a autonomia desses profissionais.

A frase de Dino foi dita durante uma entrevista ao telejornal JMTV 2ª Edição, da TV Mirante, em 18 de maio de 2020. Em um trecho posterior que não circula nas redes, o então governador ressaltou que não iria interferir no trabalho dos médicos e que reconhecia a existência de profissionais que, de forma experimental, estavam receitando medicamentos como a cloroquina a pacientes em estado grave…

Veja a apuração completa no site Lupa