FALSO: Maré baixa em praia de Maceió não indica risco de tsunami

Apurado pelo site UOL Confere

Não é verdade que a maré baixa registrada na praia de Ponta Verde, em Maceió, indique risco de tsunami no Brasil, como afirma um vídeo falso que circula nas redes sociais nos últimos dias. A prefeitura desmentiu a informação e esclareceu que se trata de um evento comum (leia aqui).

Não há qualquer evidência científica de que o movimento marítimo aponte a possibilidade do fenômeno na costa brasileira, afirma o professor da Ufal Henrique Ravi, doutor em geociências. Marcelo Bianchi, sismólogo do Centro de Sismologia da USP, que integra a Rede Sismografica Brasileira, diz que “as zonas sismogênicas que poderiam gerar tsunamis estão longe da costa brasileira”.

O que diz a publicação falsa? Um homem que aparece no vídeo, de 15 minutos e 50 segundos, faz as seguintes afirmações falsas: “O mar recuou, afastou-se da orla mais de um quilômetro (…) Nunca houve essa distância absurda do mar, esse recuo de mais de um quilômetro. São inúmeros vídeos que estão sendo gravados em Maceió, com as pessoas mostrando a mesma coisa. (…) Tem gente falando na possibilidade de um tsunami no Brasil, mas os estudiosos afirmam que a possibilidade é mínima porque as condições de uma forma geral, global, não estão propícias e não favorecem a um tsunami aqui no Brasil. É o que eles dizem, que eu discordo, com todo respeito, porque em 1775 teve um tsunami no Brasil”…

Veja a apuração completa no site UOL Confere