Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a conta de luz subiu quase 50% desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse, como fazem crer publicações nas redes. O percentual é referente ao aumento acumulado entre 2015 e 2022, período que compreende os governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Segundo as projeções mais recentes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as tarifas devem subir, em média, 5,6% em 2023.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3,6 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (3).
Uma montagem que usa uma foto de Lula e o título de um texto publicado em 20 de fevereiro pelo site Terra Brasil Notícias — “Conta de luz sobe quase 50% puxada por imposto” — tem sido difundida nas redes para fazer crer que o aumento ocorreu no atual governo, o que é falso. Os dados citados no texto são de 2015 a 2022, período em que o petista não governava o país. O nome e a imagem do presidente não aparecem no link original.
A fonte utilizada pelo Terra Brasil Notícias é uma reportagem publicada pelo jornal O Globo, na mesma data, que usa dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para dizer que o preço por megawatt/hora da tarifa residencial subiu de R$ 462,80, em 2015, para R$ 688,30 em dezembro de 2022 — aumento de 48,7%. A reportagem não atribui o aumento a Lula…