FALSO: É falso que HC da USP faça cirurgia de transição de gênero em crianças de 4 anos

Circula nas redes que o Hospital das Clínicas da USP estaria realizando cirurgias de redesignação sexual em crianças a partir de 4 anos, mas isso é falso.

Apurado pelo site YahooNoticias

Circula pelas redes sociais a informação de que o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) estaria realizando cirurgias de redesignação sexual em crianças a partir de 4 anos.

No entanto, essa informação é falsa. O que existe no hospital é o Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos), que acompanha pessoas que apresentem incongruência ou não conformidade de gênero. A equipe do Ambulatório atende crianças e adolescentes, mas não realiza intervenções cirúrgicas até que eles atinjam a maioridade.

Entre 9 e 14 anos, o que pode ser feito é o bloqueio da puberdade, que é reversível. Somente a partir dos 16 anos pode ser feita a terapia com hormônios, e apenas com a maioridade, aos 18 anos, pode ser feita a última etapa do processo, a cirurgia de redesignação sexual pode ser realizada, conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina.

O atendimento, portanto às crianças não consiste na intervenção cirúrgica, mas na avaliação e acompanhamento por psiquiatras, psicólogos e pediatras. A intervenção hormonal somente pode ocorrer a partir dos 16 anos e a cirúrgica a partir dos 18…

Veja a apuração completa no site YahooNoticias