Os dividendos obtidos de cooperativas de poupança e crédito no Quênia ainda serão tributados em 5%, não em 15%, como afirma a mídia social

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: O governo queniano está intensificando seus esforços de arrecadação de impostos, mas os rumores de que os dividendos da Sacco serão tributados em 15%, acima dos 5%, não são verdadeiros.

“É inútil economizar neste país!” lê um post .

Sacco é a abreviatura de cooperativa de poupança e crédito. Saccos são instituições financeiras pertencentes a membros que oferecem serviços de poupança e crédito a seus membros. 

Desde que assumiu o cargo, em agosto de 2022, o governo de William Ruto sofre pressões para reduzir o alto custo de vida, em meio a críticas a uma proposta de aumento de impostos e corte de custos. 

Em uma tentativa de reduzir os empréstimos, o governo queniano aumentou sua arrecadação de impostos, inclusive considerando o monitoramento de transações de dinheiro móvel. O Tesouro Nacional também quer aumentar o preço dos selos de consumo, também conhecidos como imposto do pecado, o que fará subir os preços de bens sujeitos a impostos especiais de consumo, como o álcool e os cigarros…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦