FALSO: Não, esse vídeo que mostra um curto circuito não é do apagão de 1º de março: foi gravado em 2018

O vídeo, que foi transmitido no Twitter, Facebook e WhatsApp, está relacionado com o apagão que afetou usuários da Grande Buenos Aires e cidades de várias províncias. No entanto, o vídeo original foi gravado em uma fábrica da empresa de alimentos Danone em abril de 2018. 

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Nas publicações, o vídeo, que foi veiculado no Twitter, Facebook e WhatsApp, está relacionado ao apagão que afetou usuários da Grande Buenos Aires e cidades de várias províncias. 

No entanto, o vídeo original foi gravado em uma fábrica da empresa de alimentos Danone em abril de 2018. 

A falha no serviço elétrico de 1º de março foi causada por um incêndio que “causou distúrbios em uma linha de alta tensão que liga os municípios portenhos de Campana e General Rodríguez”. 

Depois do apagão massivo que afetou os utilizadores de todo o país a 1 de março, circularam mensagens no Facebook e no Twitter (ver aqui e aqui ) que relatam um vídeo em que se vê o curto-circuito de algumas máquinas com a falha de energia e, mais diretamente, com a suposta explosão da Central Nuclear de Atucha I. 

Mas isso é falso . O vídeo corresponde a um incidente ocorrido em abril de 2018 em uma fábrica da Danone, multinacional francesa de produtos lácteos e água .

A peça também chegou ao número do WhatsApp Checked (+54 9 11 3182-3655) para ser verificada…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷