FALSO: Alberto Fernández: ‘Em 21 províncias argentinas há pleno emprego’

Se se considerar que o pleno emprego se atinge com um desemprego próximo dos 3%, apenas 3 províncias cumprem essa condição. Outros especialistas consideram que 5% de desemprego é “pleno emprego”: assim estariam 11 províncias nesta situação.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Não existe uma definição precisa de “pleno emprego”, embora alguns especialistas considerem que pode estar em torno de 3%. É usado para descrever uma situação em que todo mundo que quer trabalhar tem um emprego.

Os últimos dados do INDEC mostram que existem apenas 3 províncias com uma taxa de desemprego inferior a 3%. E, se analisados ​​os 31 aglomerados urbanos avaliados pelo INDEC na Pesquisa Permanente de Domicílios (EPH), há 6 municípios com “pleno emprego”.

Se fosse considerado que 5% de desemprego é “pleno emprego”, haveria 11 províncias nesta situação.

Em seu discurso perante a Assembleia Legislativa , o Presidente da Nação, Alberto Fernández, referiu-se à situação do emprego no país. “Em 21 províncias argentinas há pleno emprego”, disse.

No entanto, isso é falso. Não existe uma definição precisa de “pleno emprego”, embora alguns especialistas considerem que possa estar em torno de 3% . Os últimos dados do INDEC mostram que existem apenas 3 províncias com uma taxa de desemprego inferior a 3% . E, se os 31 aglomerados urbanos avaliados pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC) forem analisados ​​na Pesquisa Permanente de Domicílios (EPH), há 6 municípios com “pleno emprego”.

Se se considerasse que 5% de desemprego é “pleno emprego” , percentagem assumida por outros especialistas , haveria 11 províncias nesta situação (distante dos 21 territórios referidos pelo presidente)…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷