A queda em relação a 2019, último ano de Cambiemos e último ano pré-pandemia, é de 14,5%. Em comparação com 2020 e 2021, subiu.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A queda registrada em 2022 em relação a 2019, último ano do governo anterior (Mudança) e último ano antes das restrições por conta da pandemia, é de 14,5%.
O número de vítimas mortais, pelo contrário, aumentou em 2022 face aos primeiros 2 anos de gestão, devido à maior circulação após estas restrições à mobilidade.
Os dados comparáveis correspondem aos primeiros quatro meses de cada ano, uma vez que os dados consolidados de 2022 ainda não estão disponíveis.
O Presidente da Nação, Alberto Fernández, incluiu em seu discurso de abertura das sessões ordinárias do Congresso uma referência às mortes por acidentes de trânsito no país e a esse respeito destacou. “Conseguimos reduzir a mortalidade em mais de 25% por acidentes rodoviários em 2022.” A afirmação é exagerada.
Antes de uma consulta da Checked , da Agência Nacional de Segurança Rodoviária (ANSV) indicaram que o Presidente aludiu a um relatório publicado em maio de 2022 , e cujo comunicado de imprensa se intitula “Vítimas ainda estão 25% abaixo das estatísticas pré-pandemia”…