FALSO: Vídeo divulga protesto contra Temer em Nova York como se fosse contra Lula

Vídeos foram gravados em novembro de 2022 quando Michel Temer e ministros do STF estiveram na cidade; atual presidente só visitou Washington, em 2023

Apurado pelo site Estadão Verifica

É falsa uma publicação no Facebook alegando que dois vídeos gravados nos Estados Unidos retratam manifestações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontrou com o mandatário norte-americano, Joe Biden, em 10 de fevereiro deste ano. As gravações registram, na verdade, protestos contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que estiveram em Nova York em novembro de 2022, quando participaram do Brazil Conference, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

O conteúdo apresenta uma montagem com três vídeos. O primeiro mostra Lula chegando a um local em um comboio de veículos e sendo recepcionado a gritos de “presidente”. Em seguida, é colada uma gravação feita em outro lugar, onde uma multidão profere xingamentos em frente a uma porta giratória. O terceiro registra um protesto de pessoas vestidas em verde e amarelo – cores adotadas pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e enroladas na bandeira nacional. No áudio, se ouve pessoas gritando “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.

Sobre as imagens, há legendas afirmando que “o incompetente da República já chegou aos EUA” e “Tu não é o pai dos pobres, Lula? Vá encarar o povão”, dando a entender que as manifestações sejam contra o presidente…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica