Não há registro de que Lula tenha falado em criar programa ‘Mais Enfermeiras’

Vídeo desinforma sobre impasse para a instauração do Piso Nacional da Enfermagem, aprovado no ano passado mas barrado no STF por incertezas quanto ao custeio

Apurado pelo site Estadão Verifica

Não há registro de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha afirmado que poderá criar o programa “Mais Enfermeiras” para substituir por estrangeiras as profissionais brasileiras insatisfeitas com a demora em aplicar o Piso Nacional da Enfermagem. Aprovado no ano passado, o piso salarial foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal por impasse quanto ao seu custeio. Em evento com profissionais da área, presidente sinalizou que quer resolver impasse para conceder o piso.

A desinformação circula em vídeo publicado no Facebook. Uma mulher alega que as enfermeiras terão que trabalhar sem piso salarial porque Lula teria afirmado que poderia criar o “Mais Enfermeiras” da mesma forma que criou o programa Mais Médicos. “E quem não quiser trabalhar que saia e ele traz de fora”, diz a responsável pela peça desinformativa, ironizando, em seguida, os eleitores do presidente: “Parabéns pra você que votou no Lula, faça o L e pode começar a procurar outro emprego se não quiser trabalhar com esse salário”.

Não há registro público de que Lula tenha sugerido a criação de um programa similar ao Mais Médicos, porém voltado aos enfermeiros. Além disso, o presidente já declarou publicamente que trabalha para viabilizar o piso salarial nacional. O jornal Correio 24 Horas mostrou que, em recente visita à Bahia, ele tentou acalmar a classe, que exige o cumprimento da lei estabelecendo piso já aprovada pelo Congresso Nacional…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica