Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apenas encenou ter tomado a vacina bivalente contra a Covid-19 na segunda-feira (27), como tem sido difundido nas redes sociais. Na transmissão original, é possível ver que a seringa está destampada e que há líquido em seu interior, ao contrário do que alegam as publicações checadas. A vacina foi aplicada corretamente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é médico, e não houve desperdício ou dosagem incorreta, de acordo com especialista consultada pelo Aos Fatos.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 260 mil visualizações no TikTok, 18 mil curtidas no Instagram e circulam também no Twitter e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
O médico e vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) não aplicou “vento” em Lula em vez da vacina bivalente da Pfizer durante o lançamento da campanha nacional de vacinação de 2023, na segunda-feira (27), como alegam posts nas redes sociais. Durante a transmissão oficial do evento feita pela TV Brasil, é possível ver que a seringa utilizada está destampada e que possui líquido em seu interior (veja abaixo).
As peças checadas difundem trechos em baixa qualidade da transmissão da TV Brasil, como a retransmissão feita pelo Metrópoles, o que dificulta a visualização do conteúdo da seringa…