Jair Bolsonaro teve 62,4% dos votos no Estado, contra 37,6% de Lula
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que os dados da apuração transmitidos pela Jovem Pan mostrem que Jair Bolsonaro foi o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais de 2022. Em um vídeo viral que voltou a circular, uma mulher mostra o momento em que a emissora exibe os resultados parciais no Paraná, onde Bolsonaro venceu. Os autores do vídeo não percebem que se trata de um resultado estadual e afirmam que “estão dizendo na internet” que “na apuração apareceu o presidente Bolsonaro em primeiro lugar. Eu estou revendo a transmissão e vamos ver se é real”.
No vídeo, é possível ver que a apuração mostra Lula (PT) à frente com 46,26%, seguido por Bolsonaro (PL, 45,04%), Simone Tebet (MDB, 4,41%) e Ciro Gomes (PDT, sem porcentagem visível). A presença dos demais candidatos indica que o vídeo foi gravado durante a contagem do primeiro turno. Cerca de 79% das urnas haviam sido apuradas até aquele momento.
Ao assistir o vídeo com atenção, é possível ver que há um mapa do Brasil ao lado das porcentagens, indicando se tratar do cenário a nível nacional. Em determinado momento, o quadro de porcentagem rapidamente se altera e Bolsonaro passa à frente, com 55% dos votos. No entanto, o mapa do Brasil é substituído pelo do Paraná, o que mostra que aquela apuração é apenas daquele Estado. A quantidade de urnas apuradas também muda e dá um salto para 97,43%…