Centro de referência de imunobiológicos existe desde 2001, em Ribeirão Preto, e é voltado a qualquer imunizante aplicado no Brasil
Apurado pelo site Estadão Verifica
Não é verdade que o Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto, tenha um setor exclusivo para tratar pacientes com sequelas de vacinas contra a covid-19. Em um vídeo viral compartilhado pelo WhatsApp, um homem diz que no hospital “existe uma ala só para tratar das pessoas com complicações e reações adversas da vacina contra a covid”, referindo-se ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Esta unidade existe desde 2001 e faz parte do sistema de monitoramento e segurança de todos os imunizantes aplicados no Brasil. O hospital negou que tenha atualmente qualquer paciente internado por complicações decorrentes das vacinas de covid-19.
No vídeo viral, o homem também espalha alegações falsas que já foram desmentidas, como chamar as vacinas com tecnologia RNA de “terapia genética” e citar um suposto número alto de problemas cardíacos. Há ainda citação à teoria da conspiração de que Bill Gates teria confessado um plano para dominar a população mundial por meio dos imunizantes…