Foto mostra cão de resgate dos Estado Unidos, e não da Turquia

Imagem do animal foi tirada de contexto nas redes sociais no momento em que terremoto já deixou mais de 50 mil mortos

Apurado pelo site Estadão Verifica

Foi feita nos Estados Unidos, e não na Turquia, a foto de um cão de resgate que circula nas redes sociais. A imagem do animal sujo de lama viralizou com a legenda “Depois de um turno de trabalho nos escombros na Turquia, encontrou 10 pessoas e salvou as suas vidas”. Na verdade, a foto é de 2014. O cão trabalhou na busca de pessoas soterradas por deslizamentos de terras em Washington.

O Estadão Verifica fez uma busca reversa (veja aqui como fazer) para encontrar a origem da imagem. Ela foi publicada na reportagem “Conheça os cães de resgate dos deslizamentos de terra em Washington”, do Wall Street Journal, de março de 2014. A foto é de Rick Wilking, da agência Reuters, e pode ser conferida aqui.

Na ocasião, equipes de resgate tentavam encontrar pessoas soterradas em um deslizamento de terra em uma comunidade rural. O cãozinho que aparece sujo de lama na imagem que foi tirada de contexto é Tryon. Na foto ele aguarda sua vez de passar na área de descontaminação após buscar pelos sobreviventes…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica