Eleitora contestava medidas restritivas impostas por Wilson Lima para controlar a pandemia, em 2020
Apurado pelo site Estadão Verifica
Está fora de contexto o vídeo que circula no Facebook e mostra uma mulher fazendo críticas a um governante. As imagens são compartilhadas ao lado de outro vídeo, que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em silêncio. Sobre as gravações, há três legendas sugerindo que a pessoa está revoltada com ele: “Lula pega uma cacetada ao vivo”; “os amazonenses já acordaram, mas está tarde demais para voltar à realidade”; e “engole o choro e faz o L”. A entrevista, no entanto, aconteceu em 2020, dois anos antes do pleito que elegeu Lula, e a entrevistada falava do governador do Amazonas, Wilson Lima.
A mulher que aparece no vídeo foi abordada pela equipe da TV CM7, em Manaus, durante uma ação policial de cumprimento do Decreto 42.278, publicado em 13 de maio de 2020 e assinado por Wilson Lima. A medida restringia a circulação de pessoas devido aos altos índices de contaminação pela covid-19.
A íntegra do vídeo está no canal do veículo no YouTube, postado em 17 de maio de 2020. A equipe de reportagem acompanhava a ação policial quando abordou feirantes para saber a opinião deles sobre a medida…