Circula pelas redes publicações indicando que uma mulher se diz arrependida durante uma entrevista por ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na realidade, o vídeo foi gravado em maio de 2020 e as críticas se referiram ao governador do Amazonas, Wilson Lima, por ter publicado um decreto relacionado à pandemia de Covid-19.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais o vídeo de uma entrevista em que uma mulher diz estar decepcionada com o político no qual votou, pois ele “envergonhou o povo”. Apesar de ela não mencionar o nome do político, publicações têm sido compartilhadas com textos ao lado das imagens indicando que a crítica é ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Foi avisado que o Lula iria mudar a vida dos pobres. De deixar mais pobre o pobre”
A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens são de uma reportagem publicada pela TV CM7, em 17 de maio de 2020 — quase dois anos e oito meses antes de Lula tomar posse como presidente, em 1º de janeiro de 2023…