‘As leis que regem o desenvolvimento de terras da Agenda 2030 permitem que o governo tome terras poluídas e mova seus residentes para … cidades inteligentes.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Uma resolução da ONU aprovada em 2015 e um conceito de planejamento urbano adotado pelo Fórum Econômico Mundial estão sendo distorcidos nas mídias sociais em uma trama distópica sem fundamento do governo para rastrear os cidadãos.

Se não bastassem as teorias da conspiração, esta trama insinua que o descarrilamento do trem em 3 de fevereiro e a queimadura química tóxica no leste da Palestina, Ohio, podem ser o começo de tudo.

“As leis que regem o desenvolvimento de terras da Agenda 2030 permitem que o governo tome terras poluídas e mova seus residentes para … cidades inteligentes”, disse uma mulher em um vídeo de 20 de fevereiro compartilhado no Instagram. “Se você mora em algum lugar onde sua terra e água estão envenenadas, você não tem a opção de sair. Hmmm, onde a terra e a água foram envenenadas recentemente?”

A mulher descreveu cidades inteligentes como lugares onde o governo vai rastrear os hábitos pessoais dos cidadãos e limitar seus movimentos em tempo real, usando uma identificação digital…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸