Pagamento via PIX é gratuito e não existe cobrança de impostos para fazer esse tipo de transação. Valor que aparece ao lado do símbolo do PIX se refere apenas a impostos sobre serviço de água e esgoto.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma pessoa mostra uma fatura de Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e sugere que existe cobrança de tarifa para fazer o pagamento via PIX. É #FAKE.
— Foto: g1
No vídeo, uma pessoa diz: “Taí pessoal, ó. Taí, viu? Você que achou que não ia ter uma tributação no PIX. Já começou, ó. Se você quiser pagar seu talão de água, eu acredito, de energia também, olha só aí a tributação: R$ 19,24. Facilitar sua rotina, tá? Paga essa fatura via PIX. Faz o L”.
Não é verdade que o consumidor paga tarifa ao fazer pagamento da fatura pelo PIX. O valor da tributação aproximada aparece perto do símbolo do PIX, mas não se refere a ele.
Em nota, a Saneago explica que informar o valor da tributação na conta de água é uma exigência legal e que, por uma questão de layout da fatura, ele aparece no espaço próximo à mensagem do Pix. Esclarece ainda que trata-se do valor aproximado dos impostos embutidos naquela fatura, e não pelo serviço do Pix, que é gratuito…