Não, a emissora sul-africana não ‘censurou’ entrevista controversa com o ex-executivo-chefe da Eskom, André de Ruyter

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Depois que o CEO André de Ruyter fez acusações contundentes sobre a governança da concessionária de energia da África do Sul, os sul-africanos foram rápidos em especular que suas palavras estavam sendo abafadas por uma estação de TV independente. Mas não há evidências para essas alegações. 

 

As alegações que ele fez na entrevista parecem ter levado diretamente ao anúncio da Eskom no dia seguinte de que ele deixaria o emprego um mês antes do esperado. 

De Ruyter fez as acusações, entre outras, de que o governante Congresso Nacional Africano via Eskom como um “comedouro” e que um político sênior não identificado estava diretamente envolvido em corrupção no serviço público e isso era conhecido por ministros e altos funcionários públicos. 

A entrevista causou furor entre os sul-africanos nas redes sociais e na imprensa. Mas assim que as pessoas começaram a discutir suas declarações, outras começaram a alegar que a entrevista havia sido “censurada” pela emissora e.tv e seu canal de notícias pay-to-view eNCA…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦