Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Faltam apenas alguns dias para as eleições gerais de 2023 na Nigéria. A Comissão Nacional Eleitoral Independente (Inec) divulgou recentemente dados sobre os políticos em votação para as eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional marcadas para 25 de fevereiro .
No final de 2022, o Inec divulgou a lista definitiva de candidatos à presidência e a cada vaga no Senado e na Câmara dos Deputados. Inclui os nomes dos candidatos indicados pelos seus partidos políticos, sexo, idade e habilitações literárias.
Há muito menos partidos na votação desta vez. Em 2019, 73 partidos políticos apresentaram candidatos à presidência. Apenas 18 partidos estão disputando as eleições presidenciais de 2023.
O cancelamento do registro dos partidos políticos foi a principal razão para o número reduzido, disse o Dr. Otive Igbuzor. Ele é o diretor executivo do Centro Africano de Liderança, Estratégia e Desenvolvimento , um think tank com sede em Abuja, capital da Nigéria.
Em 2020, o Inec retirou da lista 74 partidos políticos por seu fraco desempenho nas eleições de 2019. Esses partidos não conseguiram vencer nenhuma eleição, não conseguiram obter até 25% dos votos em pelo menos um estado nas eleições presidenciais ou não conseguiram obter até 25% dos votos em qualquer área do governo local nas eleições para governador…