Isso é falso, pois o certificado é editado. Além disso, o nome completo do ex-presidente está escrito incorretamente.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais uma alegada certidão expedida pelo Registo Nacional de Reincidências contendo a condenação do vice-presidente a 6 anos de prisão por corrupção em obras públicas.
No entanto, isso é falso, pois o certificado é editado.
Além disso, o nome completo do ex-presidente está escrito incorretamente.
A captura de uma suposta certidão de antecedentes criminais da vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner, emitida pelo Registro Nacional de Reincidência (RNR), circula no Facebook e no Twitter. O documento refere: “Condenado a 6 anos de prisão e inabilitação perpétua para o exercício de funções por burla ao Estado no processo rodoviário” (sic). No entanto, isso é falso.
A desinformação circula desde que o ex-presidente foi condenado a 6 anos de prisão pela 2ª Vara Criminal Federal Oral nº 2 – composta por Jorge Gorini, Andrés Basso e Rodrigo Giménez Uriburu – no caso conhecido como “Vialidad”, em 6 dezembro passado. O tribunal declarou-a criminalmente responsável pelo crime de administração fraudulenta em prejuízo da administração pública, conforme explica Chequeado nesta nota.
Uma pesquisa reversa de imagens do Google retorna o certificado do qual a edição viral foi feita , pois há uma correspondência entre os números do aplicativo na margem superior e a impressão digital…