Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo mostra o furacão Fiona que atingiu Porto Rico em setembro de 2022.
Pelo menos cinco pessoas morreram e as evacuações continuam enquanto novos alertas de tempestade são anunciados em regiões da Nova Zelândia já devastadas pelo ciclone Gabrielle e o governo alerta sobre a probabilidade de novas mortes . Os danos da tempestade foram mais extensos nas comunidades costeiras no extremo norte e leste da Ilha do Norte – com áreas como Hawke’s Bay, Coromandel e Northland entre as mais atingidas.
Em meio a isso, notamos que um vídeo viral de uma tempestade supostamente causada por um ciclone recente foi amplamente compartilhado nas mídias sociais. Ele mostra ventos fortes quase arrancando uma árvore enquanto os detritos voam ao redor.
A legenda do vídeo afirma “Agora, os telhados estão caindo das casas! Evacuação na Nova Zelândia! Ciclone Gabrielle! #newzealand #cyclonegabrielle #auckland #waikato #coromandel #floods #tsunami #cyclone #storm #hurricane #weather #news.
Manorama Online , um site de notícias malaiala, também usou este vídeo em suas reportagens recentes sobre o ciclone Gabrielle.
Vamos verificar a verdade.
Link do arquivo
Verificação de fato-
Nossa investigação começou com uma pesquisa reversa de imagens de quadros-chave do vídeo viral, o que nos levou a uma versão mais longa do vídeo viral carregada no YouTube em 19 de setembro de 2022 pela Live Storms Media. A descrição diz: “O furacão Fiona está atualmente atingindo a costa sul de Porto Rico com rajadas de vento de mais de 160 km/h. Um telhado de asfalto começou a se desfazer e atingiu o veículo, bem como outros ao nosso redor, enquanto os ventos também levantavam placas, detritos e derrubavam postes de energia. Numerosas fotos de árvores caídas e ventos intensos em Ponce”. Brett Adair, um meteorologista do Alabama, EUA, twittou uma versão mais longa deste vídeo em 19 de setembro de 2022. Ele postou vários vídeos supostamente mostrando o furacão Fiona em ação…