FALSO: Vídeo mostra ‘arrastão’ em série gravada na Bahia, não no túnel Rebouças

Vídeo com imagens de um grupo de homens armados em um túnel circula na internet como se fosse um arrastão no túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. Na verdade, trata-se de uma encenação para uma websérie do canal do Youtube Portal da Realidade, que foi gravada na Bahia. 

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um grupo de homens armados supostamente assaltando dois carros que passam por um túnel. Pessoas que compartilharam o vídeo afirmam que se trata de um arrastão no túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Arrastão no túnel Rebouças [Rio de Janeiro], na maior cara de pau”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Diferentemente do que foi compartilhado, o vídeo não mostra um assalto no Rio de Janeiro. Trata-se de uma encenação feita para a websérie “Corrupção dentro da Favela”, lançada pelo canal do YouTube Portal da Realidade. As imagens foram gravadas no túnel da Avenida Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na Bahia, com autorização da Secretaria de Segurança do Estado, segundo publicação feita pelo perfil do canal no Instagram.

Além disso, ao buscar pela imagem do túnel Luís Eduardo Magalhães no Google Maps, é possível ver que o local é o mesmo da gravação. Há, inclusive, uma rampa ao lado, de onde os atores descem no vídeo…

Veja a apuração completa no site Lupa