Apurado pelo site UOL Confere
É distorcido o vídeo que mostra uma mulher criticando um político que supostamente se trata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e alegando estar envergonhada da escolha que fez ao votar no petista. Na verdade, o vídeo foi gravado em maio de 2020, em Manaus, e o desabafo era direcionado ao governador do Estado Wilson Miranda Lima (União Brasil), reeleito em 2022.
A entrevista é real, mas o trecho foi tirado de contexto para sugerir que a mulher se referia a Lula. O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
A declaração ocorreu em entrevista de comerciantes do bairro Compensa ao canal TV CM7. Na ocasião, os entrevistados criticaram um decreto estadual que prorrogou as medidas de combate à crise de covid-19, suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais. O decreto foi publicado em 13 de maio de 2020. A gravação foi ao ar em 17 de maio, como consta na descrição do vídeo. O conteúdo está disponível no YouTube (veja aqui)…