FALSO: É falso que Roberto Baradel disse que ‘os exames são uma demonstração de atropelo à liberdade do aluno’

Isso é falso, pois não há registro público de uma citação semelhante do líder sindical. Além disso, essa desinformação circula, pelo menos, desde 2020 e o próprio Baradel negou que tivesse dito algo parecido e que fosse falso.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Esta suposta declaração do secretário-geral do Sindicato Unificado dos Trabalhadores em Educação da Província de Buenos Aires (Suteba) circula nas redes sociais.

No entanto, isso é falso, pois não há registro público de uma citação semelhante do líder sindical.

Além disso, essa desinformação circula, pelo menos, desde 2020 e o próprio Baradel negou que tivesse dito algo parecido e que fosse falso.

Uma suposta declaração de Roberto Baradel, secretário-geral do Sindicato Unificado dos Trabalhadores em Educação da Província de Buenos Aires (Suteba), circula no Facebook e no Twitter, afirmando: “Os exames são uma demonstração de violação da liberdade do aluno, nós não somos soldados, não somos criados, os rapazes precisam de uma forma diferente de apreender, acabaram-se os anos em que te obrigavam a pensar” (sic). No entanto, isso é falso.

Uma pesquisa no Google e no YouTube por trechos da alegada citação não resulta em correspondência com nenhuma das declarações iguais ou semelhantes de Baradel. 

Esta desinformação, que circula desde pelo menos 2020, foi previamente verificada pelo Checado , quando -consultado por este meio- o próprio dirigente sindical confirmou que nunca disse nada semelhante e que é algo falso …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷