FALSO: É montagem notícia do G1 sobre vagas de estacionamento prioritárias para pessoas LGBT

Print de uma suposta reportagem publicada pelo G1 afirma que pessoas LGBT terão vagas de estacionamento prioritárias até 2024 em supermercados e shoppings. Conteúdo é uma montagem e nunca foi publicado pelo portal de notícias.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um print de uma suposta reportagem publicada pelo portal de notícias G1 afirmando que vagas de estacionamento reservadas para pessoas LGBTQIA+ serão obrigatórias até 2024. Segundo a publicação, supermercados e shoppings vão ter que se adequar ao novo modelo e adicionar as vagas prioritárias junto às dos “idosos e deficientes físicos”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Vaga de estacionamento prioritárias LGBT serão obrigatórias até 2024”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Uma pesquisa pela sigla LGBT no buscador do G1 mostra que nenhuma reportagem sobre vagas de estacionamento prioritárias foi publicada pelo portal de notícias. Além disso, a imagem utilizada no print da publicação faz parte de uma ação realizada pela Volvo no Reino Unido em 2018, em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIA+. 

Por meio de nota, o G1 confirmou que nunca divulgou a informação e que não há nenhum repórter com o nome José Mendes na equipe – profissional que teria redigido a suposta notícia. Erros de concordância verbal no título da reportagem “vaga de estacionamento prioritárias” também reforçam que o conteúdo é falso…

Veja a apuração completa no site Lupa