Post que circula nas redes mostra suposta reportagem do G1 destacando que Lula teria declarado que, se o valor da conta de luz aumentasse, não faria diferença porque o lugar do brasileiro é na rua, trabalhando, e “não em casa vendo televisão”. É falso. O G1 não publicou a matéria e a assessoria de Lula nega que ele tenha dito isso.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais uma captura de tela de suposta reportagem do G1 afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que um possível aumento da conta de luz não faria diferença porque o brasileiro tem que estar na rua, trabalhando, e não “em casa vendo televisão e gastando energia elétrica”. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Lula diz que se houver aumento na conta de luz não fará diferença brasileiro tem que estar é na rua trabalhando
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, o G1 disse que nunca publicou o conteúdo e que o repórter que teria assinado o texto – “Marcelo Mota” – não faz parte da equipe do portal de notícias. Já a assessoria de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em resposta a questionamento feito pela Lupa, que o presidente “nunca disse isso”.
Na peça desinformativa, consta que o conteúdo foi publicado em 10 de fevereiro. Na data, entretanto, o G1 divulgou uma reportagem de um possível aumento da conta de luz no Rio Grande do Sul após derrubada de teto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a energia, em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, mas sem qualquer menção a declarações de Lula…