Post afirma que o senador Sergio Moro propõe o fim do pagamento anual do IPVA. É falso. Para que o imposto seja extinto é preciso mudar a Constituição, e o parlamentar não apresentou nenhuma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nesse sentido. A assessoria de Moro diz que a informação é falsa e que o senador ainda não discutiu o tema.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais uma publicação indicando que o senador Sergio Moro (UB-PR) tem a intenção de acabar com a cobrança anual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O objetivo seria fazer com que a cobrança ocorresse apenas uma única vez. Conforme a postagem, Moro consideraria os veículos como um bem de consumo e, como o governo privatizou as rodovias e os motorista pagam pedágios para usá-las, ocorreria uma bitributação, o que seria ilegal. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Vamos fazer viralizar essa ótima notícia, fim do IPVA. Parabéns Sérgio Moro. FORA IPVA. Veículo é considerado bem de consumo e o IPVA deveria ser cobrado uma só vez,,, E não todo ano. Outra,,, se o governo privatizou as rodovias e já pagamos pedágio, o IPVA tornou-se uma bi-tributação e isso é ilegal!!! Você é a favor da extinção do IPVA? Compartilhe!! Vamos viralizar e acabar com o IPVA!!!”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O senador, que tomou posse este mês, não apresentou nenhuma proposta em que prevê o fim do pagamento anual do IPVA. A assessoria de Moro diz que a informação é falsa e que essa pauta ainda não foi discutida pelo parlamentar.
A publicação que circula nas redes sociais é antiga e viralizou primeiro em 2019, quando Moro assumiu o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PL). À época, em nota ao UOL, a pasta negou a autoria da mensagem. Uma busca no Twitter e no Facebook de Moro não apontou nenhum resultado para a extinção do IPVA…