FALSO: É falso que Lula fez pouco caso de aumento na conta de luz e disse que povo deve trabalhar

Apurado pelo site Aos Fatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disse que um possível aumento na conta de energia não seria um problema, já que o povo brasileiro deve ir para a rua trabalhar, e não ficar em casa assistindo à televisão. Em busca nas redes, Aos Fatos não encontrou qualquer declaração similar do petista em entrevistas, discursos oficiais e posts nas redes. Suposta fonte das publicações mentirosas, o G1 também não veiculou o conteúdo, que simula uma reportagem do site do Grupo Globo.

A notícia falsa acumula ao menos 1.100 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (14). O conteúdo também circula no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.

Publicações nas redes sociais compartilham a imagem de uma reportagem falsa, nunca publicada pelo G1, para afirmar que Lula teria feito pouco caso do impacto de um suposto aumento na conta de luz, pois teria dito que não faria “diferença” porque “brasileiro tem que estar é na rua trabalhando”.

Em busca nas redes, Aos Fatos não encontrou qualquer declaração semelhante do presidente da República. Nenhuma frase semelhante consta nas transcrições de discursos oficiais e entrevistas ou nas redes sociais do petista. Em nota, a assessoria de Lula afirmou que ele “nunca disse isso”…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos