Essas imagens têm mais de 10 anos e foram feitas como parte de uma campanha para homenagear Orson Welles.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Está circulando um vídeo que supostamente mostra um dos abates de objetos voadores não identificados nos Estados Unidos, referente às operações reais de abate ocorridos nos últimos dias.
Mas essas imagens têm mais de 10 anos e foram feitas como parte de uma campanha para homenagear Orson Welles.
O usuário que espalhou a desinformação responde com memes a quem diz que sua publicação é falsa.
Coincidindo com o abate de objetos aéreos não identificados pelos Estados Unidos, está sendo veiculado nas redes um vídeo que supostamente mostraria uma dessas operações. Nas imagens é visto como vários aviões de combate perseguem um suposto OVNI até que ele finalmente caia na água. Mas não é verdade que é sobre as forças aéreas dos EUA abatendo um OVNI no Canadá: o vídeo é uma campanha feita anos atrás para homenagear o ator e diretor Orson Welles, não um avistamento alienígena real.
Através de uma pesquisa reversa de imagens verificamos que o vídeo foi colocado no YouTube em 2012 pela produtora Películas Pendleton, com o título “23-09-2009. O OVNI galego”. Na descrição da gravação explicam que se trata de uma “peça criada por Películas Pendelton e feita por Jim-Box e Gonzaga Manso para a TERRA e a agência DDB”. Os atores que aparecem no vídeo falam com sotaque galego.
A campanha foi posteriormente analisada por meios de comunicação como La Voz de Galicia , que garantiu que o vídeo é uma campanha realizada pelo site Terra, em colaboração com a agência DDB e Películas Pendleton e é “uma forma de homenagear Orson Welles e sua famosa guerra dos mundos”. Welles dirigiu a adaptação para o rádio desta história sobre uma invasão alienígena que, segundo o The New York Times , foi acreditada por alguns ouvintes que fugiram de suas casas assustados…