Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente da França, Emmanuel Macron, foi flagrado escondendo um pacote de cocaína durante uma reunião com Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, e Friedrich Merz, chanceler da Alemanha. Na filmagem que circula nas redes, o líder francês remove um lenço de papel branco amassado da mesa.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook e de curtidas no Instagram. A peça desinformativa também circulou no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance do conteúdo (fale com a Fátima).
Publicações mentem ao afirmar que Emmanuel Macron foi filmado escondendo um pacote de cocaína durante uma reunião com outros líderes europeus. Na verdade, o objeto removido pelo presidente da França era um lenço de papel.
O vídeo que circula nas redes mostra Macron iniciando uma reunião com o chanceler alemão Friedrich Merz e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em um vagão de trem. O encontro ocorreu na sexta-feira (9) durante uma viagem para Kiev, capital da Ucrânia. Ao sentar-se, o líder francês retira da mesa um objeto branco amassado.
A partir da filmagem, publicações alegam sem provas que o item removido seria um pacote de cocaína. A peça de desinformação chegou a ser compartilhada por Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Fotografias da reunião deixam claro que o objeto removido por Macron era, na verdade, um lenço de papel amassado. Os registros foram compartilhados pelo perfil do Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente, no X (ex-Twitter)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos