Apurado pelo site UOL Confere
Posts mentem ao afirmar que malas com dinheiro proveniente do esquema no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teriam sido apreendidas com a primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja, no aeroporto de Moscou. As imagens utilizadas por vídeo com desinformação são de uma ação da Polícia Federal na Paraíba em 2023.
Conteúdo investigado: Postagens apontam que a primeira-dama Rosângela da Silva teria sido barrada em aeroporto na Rússia com 200 malas contendo cédulas de dinheiro. Segundo as publicações, o dinheiro teria origem em desvios e fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Onde foi publicado: TikTok, Instagram e X.
Conclusão do Comprova: São falsas as publicações nas redes sociais que alegam que a primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja, teria sido barrada em Moscou carregando malas de dinheiro. Ela viajou para a capital russa a convite do governo local, chegando quatro dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para cumprir uma agenda que teve foco nas áreas de educação e cultura, tendo em vista “importantes acordos de cooperação” entre Brasil e Rússia nesses segmentos, destacou o governo federal.
Por meio de uma busca reversa, o Comprova identificou que as imagens de mala de dinheiro que circulam no vídeo com a alegação falsa de apreensão em Moscou se referem, na verdade, a uma ação da Polícia Federal em fevereiro de 2023 na Paraíba (Política da Paraíba e Jornal da Paraíba).
Não há qualquer registro, em veículos de imprensa brasileiros ou internacionais, sobre um suposto escândalo envolvendo malas de dinheiro. Caso tal incidente tivesse ocorrido, dada a posição pública da primeira-dama, seria amplamente noticiado em escala global…
Veja a apuração completa no site UOL Confere