Verificado: Posts mentem que malas com dinheiro foram apreendidas com Janja em Moscou

Apurado pelo site UOL Confere

Posts mentem ao afirmar que malas com dinheiro proveniente do esquema no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teriam sido apreendidas com a primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja, no aeroporto de Moscou. As imagens utilizadas por vídeo com desinformação são de uma ação da Polícia Federal na Paraíba em 2023.

Conteúdo investigado: Postagens apontam que a primeira-dama Rosângela da Silva teria sido barrada em aeroporto na Rússia com 200 malas contendo cédulas de dinheiro. Segundo as publicações, o dinheiro teria origem em desvios e fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Onde foi publicado: TikTok, Instagram e X.

Conclusão do Comprova: São falsas as publicações nas redes sociais que alegam que a primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja, teria sido barrada em Moscou carregando malas de dinheiro. Ela viajou para a capital russa a convite do governo local, chegando quatro dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para cumprir uma agenda que teve foco nas áreas de educação e cultura, tendo em vista “importantes acordos de cooperação” entre Brasil e Rússia nesses segmentos, destacou o governo federal.

Por meio de uma busca reversa, o Comprova identificou que as imagens de mala de dinheiro que circulam no vídeo com a alegação falsa de apreensão em Moscou se referem, na verdade, a uma ação da Polícia Federal em fevereiro de 2023 na Paraíba (Política da Paraíba e Jornal da Paraíba).

Não há qualquer registro, em veículos de imprensa brasileiros ou internacionais, sobre um suposto escândalo envolvendo malas de dinheiro. Caso tal incidente tivesse ocorrido, dada a posição pública da primeira-dama, seria amplamente noticiado em escala global…

Veja a apuração completa no site UOL Confere